TREINOS

INFANTIS

Desde o primeiro ano de vida a criança deve ser estimulada a fazer atividades físicas recreativas diariamente, de preferência ao ar livre.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda ao menos 60 minutos diários, não necessariamente contínuos, de atividade física de intensidade moderada a vigorosa dos 5 aos 17 anos de idade. Brincar de pega-pega, pular amarelinha, pedalar, jogar bola, nadar e pular corda são algumas das alternativas para as quais as crianças podem ser direcionadas, de acordo com suas preferências. A musculação deve ser feita com muita cautela e sob supervisão especializada devido ao risco de lesões. Tão nocivo quanto o sedentarismo, é o outro extremo conhecido como ¨síndrome de overtraining¨.

Buscando melhorar a performance, muitos adolescentes, às vezes incentivados pelos próprios pais, excedem sua capacidade física em supertreinamentos e ficam sujeitos a lesões e estresse emocional. Enfim, a prática de exercícios físicos desde a infância estimula a criação de hábitos de vida saudáveis, reduz o risco de obesidade e de doenças como patologias cardiovasculares, diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer, promove o incremento da massa osteomuscular, auxilia no amadurecimento das habilidades motoras e cognitivas, propicia interação social e benefícios psicológicos, gerando uma ampla melhora na qualidade de vida.

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