Buscar
  • Alexandre Passos

HOMOCISTEÍNA E SAÚDE CEREBRAL


A homocisteína é um aminoácido presente em nosso sangue. Obtida de maneira primária pelo consumo de carne, a homocisteína faz o corpo depositar plaquetas viscosas nos vasos sanguíneos. É normal que se tenha alguma homocisteína no corpo, o problema é quando ela atinge níveis superiores aos recomendados. Em alta concentração, esse aminoácido contribui para o encolhimento cerebral, aumenta o risco de Alzheimer, doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Homocisteína alta: um sinal de alerta para o cérebro

Mas por que esse aminoácido se acumula no organismo? A resposta a essa pergunta está associada a vitaminas do complexo B. As vitaminas B6, B9 (ácido fólico) e B12 são nutrientes capazes de metabolizar a homocisteína, convertendo-a em compostos inofensivos. Quando essas vitaminas não estão presentes em níveis suficientes no organismo, a homocisteína sobe, indicando uma deficiência de vitaminas do complexo B.

Como já dito, a homocisteína em altos níveis está relacionada ao encolhimento cerebral, ao aumento do risco de Alzheimer e aos acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Conhecendo os efeitos negativos desse aminoácido e sabendo como seus níveis podem ser reduzidos com vitaminas do complexo B, um estudo de 2010 feito em Oxford submeteu um grupo de participantes a altas doses de vitaminas B6, B9 e B12, enquanto outro grupo recebeu placebos. Após 2 anos, constatou-se que o primeiro grupo (que recebeu vitaminas) teve encolhimento cerebral significativamente menor em relação ao segundo grupo (que recebeu placebos).

Um outro estudo, esse de 2017 e publicado no American Journal of the Medical Sciences, encontrou relação entre suplementação de ácido fólico (B9) e redução de risco de acidente vascular cerebral (AVC). Nessa pesquisa, a suplementação com ácido fólico foi capaz de diminuir em 25% a taxa de homocisteína no organismo, ocasionando uma redução de 15% no risco de AVC!

A importância da suplementação

Nos Estados Unidos, estima-se que cerca de 40% da população tenha baixos níveis de vitamina B12 no organismo. Além dos riscos relacionados ao aumento da homocisteína, a deficiência de vitaminas do complexo B pode causar diversos problemas à saúde. Por sorte, um jeito simples de detectar essa condição é solicitar ao seu médico um exame para medir o nível de homocisteína no seu organismo. Se ele estiver alto, existem chances de você estar com carências dessas vitaminas.

Fique atento:

As vitaminas B6, B9 e B12 são muito importantes para a cognição e também para a saúde mental como um todo. A deficiência dessas vitaminas pode estar associada ao surgimento de doenças como a depressão e outros distúrbios mentais mais graves. E aí é vital mencionar a importância da suplementação.

Nem sempre a alimentação é capaz de suprir todas as necessidades do seu organismo. Em razão dos processos industriais da atualidade, muitos tipos de carne, por exemplo, não possuem vitaminas do complexo B na quantidade ideal para o seu corpo, tornando a suplementação extremamente importante para a saúde como um todo.

Confira uma pequena lista de alimentos nos quais você encontra vitaminas do complexo B:

Vitamina B6: peru, carne, frango, batata doce, espinafre, banana são boas fontes. Vitamina B9: presente em vegetais verdes folhosos e frescos. Brócolis, espinafre e lentilhas são boas fontes. Vitamina B12: encontrada quase exclusivamente em tecidos animais. Salmão, cordeiro, camarão e ovos são boas fontes.

Importante: antes de começar qualquer tratamento, procure um médico.

Referências:

Dr. Mercola – Vitamin B May Protect Against Alzheimer’s, Say Researchers.

Dr. Mercola – The Importance of B Vitamins for Brain Health and Combating Dementia.

Dr. Mercola – Why Most People Need Vitamin B12 Supplementation.

Dr. Mercola – Eight Important Health Screens Commonly Overlooked.

Essentia Pharma – Suplementação de ácido fólico pode diminuir risco de AVC, afirma estudo.

Essentia Pharma – Deficiência de B12: Uma epidemia silenciosa.

Homocysteine-Lowering by B Vitamins Slows the Rate of Accelerated Brain Atrophy in Mild Cognitive Impairment: A Randomized Controlled Trial.

BOWDEN, Jonny; SINATRA, Stephen. O Mito do Colesterol.

17 visualizações